NO BURACO
Atrás de um biombo de um metro de altura e sete de comprimento, o ETC E TAL subverte a imaginação do espectador através de cinco hilariantes pantomimas nas quais o público fica impossibilitado de presenciar o corpo inteiro dos atores. Da platéia tem se a nítida impressão de “ver” os atores flutuando, voando, afundando, caindo, cavalgando,..., mas principalmente que o espectador ao lado está gargalhando tanto quanto ou mais do que o outro.
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 50 minutos
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Centro Teatral e Etc e Tal: os “Taiscéteros” muito mais que corpos expressivos são figuras de linguagem encantantes...,
Os Etc(s) e a Tal leram e conhecem muito bem, mas não apenas teoricamente as grandes lições dos mestres... Eles praticam e efetivam à excelência seu oficio de fazer rir. Dentre os mestres com os quais aprenderam, porque nesse caso não há escola, mas observação e depuramento constante de todo o aparato expressivo, podem ser destacados os atores cômicos (puxa vida, não houve mesmo mulheres ou estou equivocado?) ligados ao cinema mudo. Se antes, na Europa, as onomatopeias e a mais variada gama de sons foram necessárias para preencher também com “musicalidade“, mesmo grotesca, mesmo reveladora das coisas e objetos, mesmo impeditivas pelo diversos idiomas e dialetos, com o cinema mudo o corpo teve de ganhar sonoridade e ressonância mudas.
Apenas corpos, em sua expressividade máxima (o apenas consigo) para representar alegórica e universalmente o mundo! Os Tal do Etc, sem dúvida aprenderam a lição. Apenas com seus corpos, em estado de potência expressiva, fazem rir até o corpo doer... É um comichão delicioso, as pessoas, de todas as idades, credos, ideologias (e etc) deixam-se conduzir: algo próximo a estado de suspensão coletivo.
Alexandre Mate
Doutor em História Social pela USP, professor na graduação e do programa de pós-graduação do Instituto de Artes da Unesp (SP), pesquisador de teatro, São Paulo || 2013
"Irreverências sem palavras"
o talentoso Centro Teatral e Etc e Tal apresenta seu mais novo espetáculo atrás de um biombo de um metro de altura e
sete de comprimento, onde os atores se divertem brincando com a imaginação do espectador através de cinco pantomimas
nas quais o público fica impossibilitado de ver o corpo inteiro do ator.
JORNAL DO BRASIL / RJ || 2004
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O Centro Teatral e Etc e Tal, com sua 'Pantomima Literária' vem consolidando ano após ano a qualidade e a importância de seu projeto cênico no panorama do teatro contemporâneo. É teatro popular de qualidade, baseado na excelência técnica dos atores e na continuidade do trabalho de grupo.
Márcio Libar, Teatro de Anônimo / RJ || 2002
A participação do Centro Teatral e Etc e Tal do Rio de Janeiro no 1º Festival Internacional das Três Fronteiras(Puerto Yguazu - Argentina e Ciudad del Est- Paraguai)2003, ocorreu com pleno êxito e grande sucesso de público. Tenho a satisfação de acrescentar que nossa escolha para a participação dessa Companhia prendeu-se no reconhecimento do seu trabalho altamente profissional e de qualidade indiscutível, méritos aos quais se pode agregar preocupação com as questões sociais tendo essa Companhia realizado projeto sócio cultural com a linguagem da mímica com grupo de jovens portadores de acusia no marco do Festival Internacional de Londrina - FILO(2001/2002/2003).
Nitis Jacon- Presidente da Rede Cultural do Mercosul
Diretora do Centro Cultural Teatro Guaíra, Londrina/PR || 2003
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Referência nas artes cênicas brasileiras pelo trabalho de pesquisa continuada em mímica, o Etc e Tal sempre manteve um pé no palco e outro no picadeiro. As linguagens coirmãs do circo e do teatro foram fundamentais na construção de uma estética própria em 25 anos de atividades criativas e formativas sem prejuízo do diálogo com as tradições. Estamos diante de um quarto de século de perseverança na busca poética pela ilusão artística baseada na gestualidade e na comicidade popular.
Valmir Santos, jornalista, crítico e pesquisador de teatro, SP || 2018
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